quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Coco Chanel

Quem foi Coco Chanel ?
A grande maioria sabe, mas de qualquer maneira, relato aqui um resumo de sua vida.



Coco Chanel, cujo nome era Gabrielle Bonheur Chanel, era de uma família numerosa que cedo perdeu a mãe, uma doméstica, que faleceu ainda jovem, deixando 4 filhos menores. Seu pai, um caixeiro viajante, que com a morte da esposa viu-se forçado a matricular as duas filhas num colégio interno enquanto os rapazes foram trabalhar para uma quinta.

Aos 16 anos, Coco Chanel, transferiu-se para Paris onde teve o seu primeiro emprego na área do comércio. Foi bailarina e ainda tentou a sorte como atriz no cinema francês.

Aos 25 anos, Coco Chanel conhece o amor da sua vida, um milionário inglês Artur Capel, que a ajuda a realizar o sonho de abrir a sua primeira loja: uma loja de chapéus em Paris. A loja Chanel iria se tornar um sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. Com este relacionamento, Chanel aprendeu a freqüentar o meio sofisticado de Paris.

Com o passar do tempo, Chanel foi desenvolvendo novos estilos e produtos que se tornaram moda como o vestido chemisier (vestido inspirado nas camisas masculinas), calça boca de sino, tailleur, sapatos fechados na frente e abertos atrás, corte de cabelo estilo Chanel, perfume, bijuterias e a eterna bolsa em matelasse de couro com alças em corrente dourada.

A clássica bolsa em matelassê, foi batizada de “2.55”(fevereiro de 1955), data de sua criação.

Classe, elegância, qualidade, conforto e sensualidade estavam sempre presentes nas suas criações, que rapidamente se estendeu a outras áreas como os acessórios de moda e da perfumaria de onde se destaca a criação de um perfume numa associação ao seu número da sorte: o numero 5. Assim nasceu o "Chanel 5", o perfume mais vendido do mundo, um clássico de referência na perfumaria.

Coco Chanel, morreu em 1971 em Paris, com 88 anos de uma vida de glamour que marcou indiscutivelmente a história da moda e do mundo. Foi a criadora de um estilo para o mundo inteiro tornando-se um mito da moda.

Frases de Coco Chanel
"Sou contra uma moda que não dure. É o meu lado masculino. Não consigo imaginar que se jogue uma roupa fora, só porque é primavera."

"Uma mulher vestida de claro raramente fica de mau-humor."

"A roupa deve ser, antes de tudo, cômoda e prática. É a roupa que deve adaptar-se ao corpo e não o corpo que deve deformar-se para adaptar-se à roupa".

"A moda, como a arquitetura, é uma questão de proporções".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!
Deixe aqui seu comentário ou entre em contato comigo pelo e-mail bragamaral@uol.com.br.
Agradeço, Ana Maria